Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Interpretação de texto/Dia do trabalho

Pague a consulta

Heleninha entrou pé ante pé no escritório do vovô e lhe disse com ares de grande dama:
-Doutor, desejo fazer uma consulta.
-Pois bem, minha senhora, estou as suas ordens.
–Quem paga pelos atos e estragos dos animais irracionais?
-Quando livres ninguém; mas, quanto aos domésticos, os donos pagam pelos seus danos.
-Pois bem doutor, nesse caso o senhor vai pagar-me o álbum do “Tico-Tico” que o seu macaquinho estraçalhou.
Dizendo isto, Heleninha exibiu o álbum em tiras.
O Dr.Carlos achou graça naquela cobrança tão bem arranjada.
-Perfeitamente, D. Helena, aqui estão quarenta reais. Pode comprar um outro álbum.
Quando Heleninha ia saindo toda contente pela sua astúcia, o vovô lhe disse:
-Hei! Agora pague você também a consulta. Não se esqueça de que sou advogado!
-Quanto lhe devo? Disse Heleninha , com cara de quem perdeu a graça.
-Um beijinho na testa do vovô e está tudo pago.
Ciro Alves.

Marque a resposta certa:

1) A história se passou:
( ) na casa de Heleninha
( ) na rua
( ) no escritório do vovô

2) Os personagens dessa história são:
( ) animais
( )pessoas

3) Escreva o nome dos personagens:

4) Quem havia estragado o álbum de Heleninha?

5) Qual foi o pagamento que Heleninha deu ao vovô pela consulta?

6) Idéia central:
( ) A netinha foi reclamar ao vovô que o macaquinho dele tinha estragado o seu álbum.Ele pagou outro álbum, mas pediu um beijo como pagamento da consulta.
( )Heleninha entrou pé ante pé no escritório do vovô.

7) Que ensinamento podemos tirar da história?
( ) Devemos respeitar as coisas dos outros e pagar os prejuízo que causamos.
( ) Podemos deixar os animais estragarem as coisas.
( ) Os animais estragam as coisas porque não pensam. Mas os homens tem inteligência e devem evitar prejuízos aos outros.

8) Quantos parágrafos tem o texto?

9) Qual o título do texto?

10) Qual é o autor do texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário