Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Complete no texto palavras com x ou ch

Deverás escolher se a palavra é escrita com "x" ou com "ch". Após terminar de preencher, clique em "verificar" para saber quantas respostas estão certas. Boa sorte!!!

Estava terminando a aula quando começou a__________ . Fiquei até com medo que acontecesse uma ___________ aqui no bairro! Tive que sair da escola correndo, pois quando eu _____________ meu ____________ da___________ , ele estava estragado. Corri muito, mas fiquei com a roupa_____________ . Alguns____________ , na rua, falaram coisas engraçadinhas pra mim, me deu vontade de_____________ todo mundo... mas a minha educação não_____________ !! Bah... educação é a tudo na vida da gente!
Além de correr da_________ , tinha que ______________ em casa em tempo de colocar o___________ na rua. Minha mãe______________ a_____________ ______________da porta do_____________ , pois a ______________ da porta estava estragada e só tínhamos uma sobrando.
Entrei em casa praticamente voando, dei uma ______________ no botijão de gás que estava na cozinha, mas consegui pegar o saco de ______________ e colocá-lo na_______________ , antes do caminhão chegar. UFA! Depois de tudo isso, só me restava fazer um bom ____________, tomar uma ______________ e me_____________ no meu lar.
Saí do banho, me ___________ bem, coloquei uma roupa bem confortável e quentinha, calcei meus ______________ e fui até o fogão aquecer uma_____________ para preparar meu_______________ . Quase________________ esperando a ______________ começar a____________ . ______________ minha cuia de erva, coloquei água bem quentinha e me sentei no sofá... só assim pude ____________ de verdade.
Um abraço a todos e todas e... até minha próxima aventura!



chover ou xover - enchente ou enxente - puchei ou puxei - guarda xuva ou guarda chuva - moxila ou mochila - encharcada ou enxarcada - cheretas ou xeretas - chingar ou xingar - deixou ou deichou - xuva ou chuva - chegar ou xegar - licho ou lixo - deixou ou deichou - xave ou chave - embaixo ou embaicho - capaxo ou capacho - fexadura ou fechadura - chave ou xave - peichada ou peixada - licho ou lixo - licheira ou lixeira - chichi ou xixi - duxa ou ducha - aconchegar ou aconxegar - enxuguei ou enchuguei - xinelos ou chinelos - chaleira ou chaleira - chimarrão ou ximarrão - cochilei ou coxilei - xaleira ou chaleira - chiar ou xiar - enchi ou enxi - relachar ou relaxar.

2 comentários: