Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

domingo, 3 de abril de 2011

postagem retirada do Portal do Professor

Autor Amanda Barros Teixeira
JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora
Co-autor(es)
Andréa Vassallo Fagundes

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”
Trabalhar a motricidade utilizando brincadeiras populares relativas ao tema
Trabalhar a seqüência lógica, contagem e numerais através de atividades matemáticas com símbolos da páscoa
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora deve explorar o conhecimento que as crianças têm a respeito da páscoa. Perguntar se conhecem o significado da páscoa, se conhecem alguns símbolos, brincadeiras e tradições.
A partir das respostas obtidas, deve explicar que a páscoa é comemorada há muitos anos em vários países. Alguns comemoram o sentido religioso, outros apenas o sentido comercial, presenteando e trocando ovos de chocolate com as pessoas queridas.
Explicar que conhecerão algumas brincaderias que também são comuns nessa época, como caça aos ovinhos e coelhinho sai da toca.
Momento 2
Fora da sala de aula, a professora deve marcar no chão vários círculos formando uma roda (um a menos que o número de crianças presentes). Os círculos podem ser marcados com giz ou pode-se usar bambolês. Explicar às crianças que elas serão coelhos e que os círculos serão suas tocas. Cada criança ficará dentro de uma toca e uma criança no meio da roda sem toca. A professora irá dizer: - Coelhinho sai da toca! Imediatamente cada um deve trocar de toca e o que estava no meio da roda deve encontrar uma toca para entrar. A cada hora um ficará sem toca, indo então para o meio da roda. Se a turma for grande, a professora pode separar os aluno em grupos de três, um será o coelho enquanto os outros dois formarão uma toca com seus braços em forma de arco. Depois de algumas rodadas, deve ser feito um revezamento, quem foi o coelho passa a formar a toca e quem estava formando a toca tem a chance de ser coelho.
Exemplo na figura abaixo:



Imagem disponível em: http://www.redescola.com.br/kids/images/stories/saibamais/brinquedos/saidatoca.jpg
Momento 3
A professora deve distribuir o desenho dos seguintes ovinhos para que as crianças possam colorir.



Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_N92S3zzTtRc/ScqHTNz6WiI/AAAAAAAAARI/Ntbw735EBY4/s400/ovo-de-pascoa-para-colorir.jpg e http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/ovo_pascoa.jpg
Momento 4
Num outro momento, a professora irá esconder esses ovinhos e solicitará às crianças que encontre o seu ovinho, como se fosse uma caça ao tesouro.
Momento 5
Distribuir a seguinte atividade para cada criança:

Elas devem colorir, recortar e depois tentar montar o quebra-cabeça.
Momento 5
Pedir que os alunos façam as atividades das folhas abaixo:


As atividades acima devem ser feitas de forma dirigida, para que a professora possa acompanhar o crescimento e/ou dificuldade apresentadas pelos alunos.
Recursos Complementares
Sugestão de um Jogo da Páscoa: pode ser jogado em aula, caso as crianças tenham aula de informática ou a professora pode ampliar e imprimir a imagem dando uma para cada criança: (o objetivo é encontrar os sete coelhos escondidos no meio da multidão) http://www.plenarinho.gov.br/diversao/novos-jogos/jogo_da_pascoa.swf/view

Avaliação
Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar se houve competição ou cooperação entre os colegas durante a atividade do momento 4.
Avaliar a coordenação motora fina das crianças através da atividade do momento 5.
Analisar se os alunos conseguiram completar as sequências e responder as perguntas das últimas atividades.

2 comentários:

  1. Olá, amiga,
    Boa tarde!

    Vejo muitos blogs e sites com muitas dicas sobre educação, mas nem todos possuem qualidade e objetividade, creio que,s e o caminho para um futuro melhor é a educação, então ela deve ser de qualidade, tantos nas escolas quanto nas ferramentas disponíveis como livros, materiais didáticos e sites. O conteúdo de qualidade de seu blog ajudará muitos professores e alunos na tarefa da educação.

    Não vi seu nome em seu perfil, ele não consta ou está em alguma outra página?

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Oi, uerido! Não constava mesmo fui verificar...mas agora coloquei meu nome.Até e obrigado pelas palavras de apoio!

    ResponderExcluir