Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

domingo, 10 de abril de 2011

O segredo dos ovos de páscoa

PARA LER - O segredo dos Ovos de Pascoa





Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem?


Tem ovo com vida de passarinho dentro, ovo com vida de pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra...tem ovo de todo tamanho e vida de todos os jeitos...


Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à dona Galinha.


-Ô Dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo, me diga uma coisa: o que nasce de um ovo de Páscoa?


Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas, cacarejou:


-Não nasce nada, minha filha! É ovo gorado, ovo falso, falsificado!


Maluquices dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por ovos, chocar e tudo! Ovo que se preze tem pintinho dentro!


O Galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por ali e por aqui, até que encontrei numa árvore a Dona Coruja. Repeti a minha pergunta:


-Ô Dona Coruja, a senhora me diga, por favor: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?


Dona Coruja deu uma risadinha superior, esbugalhou bem os olhos e falou:


-É claro que nascem corujinhas, as corujinhas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo! Os meus filhos são muito inteligentes, muito...


Deixei Dona Coruja se elogiando sozinha e fui em frente, no meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra, eu fui logo perguntando:


-Ô Dona Cobra, me diga, se possivel for: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?


-Cobrinhas, ora...


E continuou serpenteando o seu caminho.


E eu fiquei ali, debaixo daquela outra árvore, chocando os meus pensamentos, até que nasceu na minha cabeça a idéia de procurar Dona Coelha. Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa.


Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei a sua casinha.


A casa de Dona Coelha mais parecia um formigueiro! Tinha coelhinhos de todos os tamanhos, cores e idades. Todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um tacho num fogão de lenha, cantando uma musiquinha e os coelhos repetiam o refrão:


Meu limão, meu limoeiro/meu pé de jacarandá/uma vez tindo-lê-lê/outra vez tindo-la-la...


Pedindo licença, fui passando no meio dos coelhinhos até que cheguei perto de Dona Coelha e fui logo falando da minha duvida:


-Desculpe Dona Coelha, eu andei por aí perguntando o que nasce em ovo de Páscoa e ninguem soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Corija disse que nasciam corujinhas, Dona Cobra, cobrinhas. Eu não estou entendendo mais nada.


Nunca ouvi dizer que tivesse cobras dentro de um ovo de Páscoa! Elas estão brincando comigo, não estão?


Dona Coelha sorriu:


-Cada pessoa põe no seu ovo de Pascoa um pouquinho da sua vida. Ovo de coruja vira corujinha, ovo de cobra vira cobra, ovo de lagartixa vira lagartixa. É preciso tomar cuidado com o que se põe dentro dos ovos de Páscoa.


Eu continuava sem entender nada. Mas Dona Coelha continuou explicando:


-O que a pessoa colocar dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce a amizade, nasce a esperança, nasce a felicidade...


Dona Coelha e sua imensa familia continuaram cantando felizes quando eu saí de lá carregada de ovos de Pascoa.


E sabe o que aconteceu quando eu cheguei em casa?Não sabe? Peguei os meus cartões para mandar junto com os ovos para os meus amigos. E fui escrevendo tudo o que eu sentia que estava nascendo no meu coração para cada um deles. Nasceu a esperança de um futuro lindo para Pedro, o desejo de uma vida cheia de paz para Madalena...


Pendurei os cartões nos ovos de Pascoa e me pareceu que cada ovo brilhava cheio de vida!


Linda historia para você ler para seus alunos e levá-los à reflexão!
Atividade prática: escrever cartões de Pascoa para os amigos ou familiares!

3 comentários:

  1. Rsrsrsrs...
    Goatei! Ensinar criança é algo que muda nossa vida.

    Deus te abençoe Beibi,
    um abraço querida!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa história, é uma das melhores de páscoa. Gostaria de saber sobre a autoria, é sua? Parabéns pelo post. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Não é minha a autoria,peço desculpas,eu copiei do blog Banco de atividades.Vale a pena vizitar este blog pois é repleto de atividades criativas!

    ResponderExcluir