Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Importância de se trabalhar contos,fábulas e lendas na formação lúdica e cultural da criança.

O desenvolvimento do interesse, e hábitos permanentes de leitura é um processo que deveria principiar no lar e aperfeiçoar-se na escola continuando pela vida afora.É preciso reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que se propõe para o pleno desenvolvimento da criança desta idade. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Para isto o professor deve conheder o histórico da literatura infantil, conceitos de linguagem e leitura, estar consciente sobre a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboçar algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Sendo assim,trabalhar contos,fábulas e lendas de maneira prazeirosa e criativa com crianças pequenas vai criar hábitos de leitura e o gosto pela contação de histórias,e estarão nascendo ai os leitores e escritores do futuro.

2 comentários:

  1. É mesmo bem importante que o professor esteja preparado para trabalhar. As crianças pequenas aprendem bastante através da observação por isso é muito positivo que as crianças presenciem adultos lendo por prazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pela Literatura infantil e infanto-juvenil. Uma das leituras que recomendo são Nelly Novaes Coelho e Fanny Abramovich. Mas o importante mesmo é nós, como professores, formar leitores eficientes, desde os primeiros passos dentro da escola; só assim, teremos adultos leitores e letrados. Bom trabalho!!! Abraço.

    ResponderExcluir