Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

terça-feira, 17 de maio de 2011

X e CH

x e ch

Maria Lúcia estica e puxa
as “chiquinhas” do cabelo.
A menina é pequerrucha
chega só aos meus joelhos.

Da fivela rosa- choque,
acho que a Lucinha gosta.
Se não dizem que está chique,
grita , chora, tem chilique...

Nos pezinhos, Maria Lúcia
traz bichinhos de pelúcia.
Da menina, tais chinelos
são cheinhos, amarelos.

Quando cedo vai à chácara,
usa um xale bem fininho,
mas se chove, em sua xícara
quer um chá verde, quentinho.

Maria Lúcia enche bexigas
sempre as roxas ela prefere,
quem quiser ser sua amiga...
ao soprá-las... acelere!

Ortografia x/ch

ORTOGRAFIA: X - CH
Trabalhando a ortografia — ch / x (Faça as atividades no caderno)

[Dividir as palavras em 4 colunas (eu não consegui deixar divido aqui)]

1) Copie a lista de palavras abaixo:

enxada
engraxate
enxergar
caxumba
enxugar
embaixo
coxinha
fechadura
cochichar
chumaço
chocalho
guincho
chiar
facho
puxar
xingar
peixada
xereta
graxa
lixo
luxo
encharcar
chave
enchente
encher
cheio
chinelo


2) Separe as sílabas das palavras da primeira coluna, circule a tônica e classifique quanto à tonicidade.

3) Escolha 3 palavras da 2ª coluna e 3 da 3ª coluna e faça frases.

4) Complete com ch ou X: (Consulte o dicionário se necessário.)

en____arcado _____oque ____umbo _____ute en____imento bai____ria

en____ame ____erife rou____inol ma____i____e me___endo ____aleira

galo____a ____odó cro____ê ____icote pi____e _____inelo


5) Complete as frases com as palavras abaixo:

faxina - churrasco - lixo - caixote - engraxate - chácara - chumaço - chá caxumba - chaleira - chuva - encharca

a) No domingo, iremos a um ______________ na ______________ .
b) Preciso fazer uma _____________ no __________________ .
c) Jogue o ______________ de algodão no _______________ .
d) A ______________ ferve água para o _______________ .
e) O ______________ está com ___________________ .
f) A ____________ ________________ as roupas no varal.

6) Pesquise e escreva mais 8 palavras com X e 8 com CH.

Procure fazer todo o seu trabalho com capricho e muita atenção para aprender sempre mais.
créditos de :Marcia g. blog-Atividades.portugues

Planos de aula, atividades, exercícios, lembrancinhas, jogos e brincadeiras | Rota 83

Planos de aula, atividades, exercícios, lembrancinhas, jogos e brincadeiras | Rota 83

Festa Junina: Atividades, exercícios, planos de aula e desenhos | Rota 83

Festa Junina: Atividades, exercícios, planos de aula e desenhos | Rota 83

sábado, 14 de maio de 2011

brincadeiras para festa junina

A época de Festa de Junina é muito gostosa, as crianças adoram brincar nas barracas de pesca, boca do palhaço, argola, bingo, entre outros. Por que além da dança tradicional, os professores não oferecem brincadeiras entre as crianças? Recebi estas brincadeiras e resolvi postar aqui para compartilhar com vocês, meus queridos professores! Espero que gostem! Comentem!




Estoura Balões


Primeiramente a professora coloca uma música caipira, formam-se duplas e cada criança amarra quatro bexigas com barbante no corpo, sendo nos pulsos e nos tornozelos, o objetivo da brincadeira é estourar a bexiga da outra dupla , a dupla que permanecer com uma bexiga cheia vence!




Procurando sua dupla


Cada dupla de crianças recebe um lenço de uma cor, exemplo: uma dupla vermelha, uma dupla amarela, uma dupla azul, e assim por diante. A professora fala uma palavra para cada um da dupla, como para uma criança a palavra Batata e para a outra Frita, as crianças vendadas deverão buscar sua dupla falando alto a palavra, a dupla que encontrar seu par primeiro vence!




Sapatos na Cadeira


Serão formados grupos, este deverá selecionar uma pessoa para participar da brincadeira, os demais irão ajudá-la. Primeiramente 12 crianças ficaram descalças, a professora colocará três cadeiras e os sapatos das crianças espalhados, o participante selecionado deverá calçar os pés das cadeiras, sendo os pares dos sapatos corretos em cada cadeira, quem fizer tudo em menor tempo é o vencedor.
Créditos do blog Mabilee-Diário de uma Pedagoga

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Banco de Atividades: Atividades de leitura e escrita para Educação Infa...

Banco de Atividades: Atividades de leitura e escrita para Educação Infa...: "Com o objetivo de expor as crianças à leitura e a escrita são desenvolvidas diversas atividades, algumas das quais serão descritas abaixo: ..."

Atividades para trabalhar sobre o combate aos piolhos.

Pedro e a família Cascudo

Um dia uma família de piolhos, a Cascudo, estava procurando um lugar para morar. Mas ela não queria morar em qualquer lugar. Tinha de ser um local limpinho, cheirozinho, bem arrumado e como muita comida!

Após muito procurar, pai, mãe e filho encontraram a casa perfeita! Muito bonita essa cabeleira! Grande e vasta! Cheia de graça! Adivinha aonde era a nova casa da família Cascudo? A sua nova casa era uma cabeça! E essa cabeça era bem cabeluda! E com muita comida!

A família Cascudo logo se ajeitou e montou sua casa bem bonita. A mamãe piolho logo tratou de ter vários filhotes — um monte deles: mais de 100!!!

Só que tinha um problema, a cabeça onde eles moravam era de uma criança que se chamava Pedro. Ele não gostava nadinha de ter uma família enorme morando em sua cabeça, pois coçava muito e acabava incomodando. Pedro dizia: “Que chato! Ter piolho é uma chatice!”.

Os amiguinhos da escola não queriam mais brincar com Pedro por causa dos piolhos. Ele ficou triste, mas entendeu, porque sabia que quem tem piolhos passa para a outra criança que não tem. A mamãe do Pedro logo percebeu e despejou a família de piolhos de sua cabeça com um pente fino. O que aconteceu? Os Cascudos foram morar em baixo de um sofá velho, em outra casa, meio abandonada, junto com as pulgas e os percevejos!

História - O Piolho Malazartes I
Share
Por Professora Marlene Veiga Espósito

Malazartes era um piolho muito esperto, que habitava Ana cabeça de um menino chamado Luizinho, que, por sua vez, era inimigo número um da água, do sabão e do pente.

Assim, iam vivendo! Malazartes que adorava a sujeira da cabeça do Luizinho, reinava absoluto. Todos os dias saía para uma longa caminhada, entre os cabelos despenteados do pobre Luizinho, que se coçava desesperado. A noite era uma maravilha para Malazartes, porque, enquanto Luizinho dormia, ele fazia verdadeiros banquetes, sugando o sangue da cabeça do garoto.

Certo dia, rei Parasita Malazartes I estava feliz da vida em seu trono. Gordo e cheio de vida, ria satisfeito . Sabem por quê? É que ao seu lado estava sentada a rainha Piolhinda, sua esposa. Sim! Malazartes havia se casado, e anunciava a todos do reino que queriam ter muitos e muitos filhos.

Voltemos nossos olhos agora, para Luizinho. Enquanto Malazartes engordava e procriava, o menino (coitado!) estava de fazer dó: pálido, abatido, com os olhos tristes, tão magro e adoentado, que não tinha mais vontade de brincar e nem estudar. Passava o tempo todo sentado embaixo de uma árvore, coçando a cabeça com ambas as mãos.

Um dia, a mãe de Luizinho, preocupada com o seu aspecto, levou-o ao médico, dr. Sabidus Limpatudo. Dr Sabidus olhou para Luizinho, deu uma examinada, descobrindo rapidinho qual era o mal. Receitou para Luizinho: muita água e sabão na cabeça todos os dias, pentear os cabelos três a quatro vezes com o pente fino e observar. Aconselhou à mãe, ao menor indício de coceira, olhar na cabeça da criança e, constatando a presença do parasita, retirá-lo e matá-lo.

E, assim ao chegar em casa, para azar do rei Malazartes, da rainha e de toda a corte, Luizinho passou por uma verdadeira faxina. Primeiro, cortou os cabelos bem curtos, depois lavou muito bem e, em seguida, passou pente fino, conforme havia sido receitado. Acabou, desta forma o reinado de Parasita Malazarte I, voltando a saúde para Luizinho.

Quem vê Luizinho hoje, nem o reconhece. É um menino feliz, gordo e corado, está sempre disposto a brincar e, na sala de aula, então, agora que está livre dos piolhos, está sempre atento às lições, conseguindo assim aprender sem dificuldades.

E vocês querem saber de uma coisa? Luizinho e sua mãe, ficaram tão contentes com o resultado, que saíram ensinando a todos os vizinhos e coleguinhas da escola, como fazer para acabar com os piolhos. Deste modo, na comunidade onde mora Luizinho, foram exterminados os piolhos e vivem todos felizes e cheios de saúde. E quando chega um novo morador no bairro, ou um novo coleguinha na escola, fica logo conhecendo a história de Luizinho e o Rei Parasita Malazartes I.
Créditos: Vida de Professora

Algumas Dicas de atividades com o tema Piolho:
• Informar as famílias sobre o projeto;
• Apresentar um piolho “verdadeiro” às crianças;
• Trazer informações sobre este inseto parasita e conversar sobre este assunto com a turma;
• Buscar palestrantes e outras pessoas para prestarem depoimentos sobre o tema;
• Criar um momento para diagnosticar a presença de piolhos entre os alunos;
• Promover e estimular os cuidados diários;
• Criar histórias, poemas, músicas e dramatizações abordando o tema e apresentá-los à turma;
• Atividades de recorte: Palavra PIOLHO – letras inicial e final, gravuras sobre a parte do corpo humano em que o pilho se instala e sobre hábitos de higiene;
• Perfurar a letra inicial da palavra PIOLHO;
• Número de letras da palavra, número de letras repetidas;
• Explorar a cor deste parasita e a mudança de cor decorrente da coloração dos cabelos em que eles se encontram;
• Criar um piolho de formas geométricas;
• Entrevista: Você já teve piolhos? Como conseguiu eliminá-los?
• Enviar receita de Shampoo caseiro para as residências das crianças;
• Explorar a receita do Shampoo caseiro;
• Desenhar e enfeitar piolhos utilizando as técnicas de mosaico, papel rasgado, bolinhas de papel, pintura a dedo ou com o pincel;
• Confeccionar piolhos com a massa de modelar;
• Promover uma exposição das atividades das crianças;
• Quebra-cabeças com o desenho do piolho e com a palavra;
• Improvisar brincadeiras ou adequar as já conhecidas, ao projeto;
• Atividades com o corpo: História articulada – O piolho está dormindo, agora está acordando, espreguiça bem devagar, Vira para o lado direito e depois para o lado esquerdo, abre os braços, agora se levanta, anda bem devagar (andar como um piolho), procura um lugar em meio aos cabelos para picar, ele percebe que uma mão e aproxima para lavar a cabeça e saí correndo, a mão pega o piolho e o deixa cair no chão do banheiro, o piolho vai embora pelo ralo e a criança continua tomando seu banho.
• Elaborar uma dramatização com a participação das crianças e convidar a comunidade educativa para assisti-la.
Sugestão de Brincadeiras - Piolhos
Share
BRINCADEIRAS
• Brincadeira: “Sr. Ratinho tai?” transformar em “Piolhinho tai?”
• Brincadeira: “Batata quente” transformar em “Piolho Feio”
• Brincadeira: “Macaco disse” colocar mímicas relacionadas ao piolho.
• Gincanas – Crianças (piolhos) correndo atrás de outras crianças (pente fino ou limpeza).
• Crianças (colocadas em 2 colunas) atrás e objetos de prevenção ao piolho à frente. O primeiro de cada coluna deverá correr e pegar um objeto, entregando-o em seguida ao segundo de sua equipe. A equipe vencedora será aquela que chegar novamente ao primeiro da equipe.
• Brincadeira: "batata-quente" foi adaptada pra “piolho-quente”. As crianças são num círculo. Música:
“Piolhinho nojento, piolhinho nojento,
na cabeça pulou,na cabeça pulou,
veio o pente fino, veio o pente fino
e o piolhinho tirou, e o piolhinho tirou”.
A cada interrupção da música, a criança que estiver com o piolho (feito com antecedência) na mão responde uma questão acerca da pediculose. Se a resposta fosse correta, a criança é premiada com um pirulito ou amarrador de cabelo (para as meninas). Caso for incorreta ou parcialmente correta, faz-se as correções e complementações necessárias, “soprando” a resposta a cada criança.
Créditos: Angela Adriana

domingo, 8 de maio de 2011

Técnica do Anjo-pró-letramento



Na formação de tutores realizamos a técnica do anjo,estas são meu anjo e minha protegida,queridas colegas que conheci em Santa Maria.

feliz dia das mães

Mesmo que nunca tenha gerado um filho. Mesmo que nunca venha gerá-lo. Toda mulher é mãe.

Primeiro da boneca. Mais tarde do irmãozinho.

Casada, é mãe do marido, antes de sê-lo dos filhos.

Sem filhos, será mãe adotiva ou madrinha.

Entregará a alguém os benefícios do seu amor. Os sobrinhos, os filhos alheios, talvez uma justa causa.

Joana D´Arc foi mãe de sua causa e por ela morreu queimada, como qualquer mãe morreria por seu filho.

Quantas mulheres, que a vida não escolheu para a maternidade de seus próprios filhos, não se tornaram mães das próprias mães? Quantas? Ou do pai ou do avô.

A maternidade é irreprimível. Como uma fonte de água que uma pedra obstrui, ela vai brotar mais adiante.

A freira é filha de Deus, mas numa repetição perpétua do mistério da Virgem, torna-se mãe de Jesus.

Na guerra, a mulher é mãe dos feridos, mesmo que usem outras bandeiras e vistam outro uniforme.

A maternidade não tem fronteiras, não tem cor, não tem preferências. É das poucas coisas que bastam a si próprias. Tem a sua própria religião. Tem a sua própria ideologia. Causa, origem, começo.

Enfim, toda mulher é mãe.

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES...
Esta mensagem retirei do blog Amigas da Educação

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Formação de tutores em Santa Maria









No período de 3 a 6 de maio de 2011,está acontecendo a formação de tutores do programa pró letramento em Santa Maria esta é a segunda etapa.Aqui professores da rede municipal de vários municípios do RS recebem formação para serem multiplicadores de conhecimentos em seus municípios.Este é um programa que tem repercutido de maneira positiva na educação dos municípios,trazendo a cultura da formação continuada as redes municipais.