Oração do Professor

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Banco de Atividades: Atividades de leitura e escrita para Educação Infa...

Banco de Atividades: Atividades de leitura e escrita para Educação Infa...: "Com o objetivo de expor as crianças à leitura e a escrita são desenvolvidas diversas atividades, algumas das quais serão descritas abaixo: ..."

Atividades para trabalhar sobre o combate aos piolhos.

Pedro e a família Cascudo

Um dia uma família de piolhos, a Cascudo, estava procurando um lugar para morar. Mas ela não queria morar em qualquer lugar. Tinha de ser um local limpinho, cheirozinho, bem arrumado e como muita comida!

Após muito procurar, pai, mãe e filho encontraram a casa perfeita! Muito bonita essa cabeleira! Grande e vasta! Cheia de graça! Adivinha aonde era a nova casa da família Cascudo? A sua nova casa era uma cabeça! E essa cabeça era bem cabeluda! E com muita comida!

A família Cascudo logo se ajeitou e montou sua casa bem bonita. A mamãe piolho logo tratou de ter vários filhotes — um monte deles: mais de 100!!!

Só que tinha um problema, a cabeça onde eles moravam era de uma criança que se chamava Pedro. Ele não gostava nadinha de ter uma família enorme morando em sua cabeça, pois coçava muito e acabava incomodando. Pedro dizia: “Que chato! Ter piolho é uma chatice!”.

Os amiguinhos da escola não queriam mais brincar com Pedro por causa dos piolhos. Ele ficou triste, mas entendeu, porque sabia que quem tem piolhos passa para a outra criança que não tem. A mamãe do Pedro logo percebeu e despejou a família de piolhos de sua cabeça com um pente fino. O que aconteceu? Os Cascudos foram morar em baixo de um sofá velho, em outra casa, meio abandonada, junto com as pulgas e os percevejos!

História - O Piolho Malazartes I
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Por Professora Marlene Veiga Espósito

Malazartes era um piolho muito esperto, que habitava Ana cabeça de um menino chamado Luizinho, que, por sua vez, era inimigo número um da água, do sabão e do pente.

Assim, iam vivendo! Malazartes que adorava a sujeira da cabeça do Luizinho, reinava absoluto. Todos os dias saía para uma longa caminhada, entre os cabelos despenteados do pobre Luizinho, que se coçava desesperado. A noite era uma maravilha para Malazartes, porque, enquanto Luizinho dormia, ele fazia verdadeiros banquetes, sugando o sangue da cabeça do garoto.

Certo dia, rei Parasita Malazartes I estava feliz da vida em seu trono. Gordo e cheio de vida, ria satisfeito . Sabem por quê? É que ao seu lado estava sentada a rainha Piolhinda, sua esposa. Sim! Malazartes havia se casado, e anunciava a todos do reino que queriam ter muitos e muitos filhos.

Voltemos nossos olhos agora, para Luizinho. Enquanto Malazartes engordava e procriava, o menino (coitado!) estava de fazer dó: pálido, abatido, com os olhos tristes, tão magro e adoentado, que não tinha mais vontade de brincar e nem estudar. Passava o tempo todo sentado embaixo de uma árvore, coçando a cabeça com ambas as mãos.

Um dia, a mãe de Luizinho, preocupada com o seu aspecto, levou-o ao médico, dr. Sabidus Limpatudo. Dr Sabidus olhou para Luizinho, deu uma examinada, descobrindo rapidinho qual era o mal. Receitou para Luizinho: muita água e sabão na cabeça todos os dias, pentear os cabelos três a quatro vezes com o pente fino e observar. Aconselhou à mãe, ao menor indício de coceira, olhar na cabeça da criança e, constatando a presença do parasita, retirá-lo e matá-lo.

E, assim ao chegar em casa, para azar do rei Malazartes, da rainha e de toda a corte, Luizinho passou por uma verdadeira faxina. Primeiro, cortou os cabelos bem curtos, depois lavou muito bem e, em seguida, passou pente fino, conforme havia sido receitado. Acabou, desta forma o reinado de Parasita Malazarte I, voltando a saúde para Luizinho.

Quem vê Luizinho hoje, nem o reconhece. É um menino feliz, gordo e corado, está sempre disposto a brincar e, na sala de aula, então, agora que está livre dos piolhos, está sempre atento às lições, conseguindo assim aprender sem dificuldades.

E vocês querem saber de uma coisa? Luizinho e sua mãe, ficaram tão contentes com o resultado, que saíram ensinando a todos os vizinhos e coleguinhas da escola, como fazer para acabar com os piolhos. Deste modo, na comunidade onde mora Luizinho, foram exterminados os piolhos e vivem todos felizes e cheios de saúde. E quando chega um novo morador no bairro, ou um novo coleguinha na escola, fica logo conhecendo a história de Luizinho e o Rei Parasita Malazartes I.
Créditos: Vida de Professora

Algumas Dicas de atividades com o tema Piolho:
• Informar as famílias sobre o projeto;
• Apresentar um piolho “verdadeiro” às crianças;
• Trazer informações sobre este inseto parasita e conversar sobre este assunto com a turma;
• Buscar palestrantes e outras pessoas para prestarem depoimentos sobre o tema;
• Criar um momento para diagnosticar a presença de piolhos entre os alunos;
• Promover e estimular os cuidados diários;
• Criar histórias, poemas, músicas e dramatizações abordando o tema e apresentá-los à turma;
• Atividades de recorte: Palavra PIOLHO – letras inicial e final, gravuras sobre a parte do corpo humano em que o pilho se instala e sobre hábitos de higiene;
• Perfurar a letra inicial da palavra PIOLHO;
• Número de letras da palavra, número de letras repetidas;
• Explorar a cor deste parasita e a mudança de cor decorrente da coloração dos cabelos em que eles se encontram;
• Criar um piolho de formas geométricas;
• Entrevista: Você já teve piolhos? Como conseguiu eliminá-los?
• Enviar receita de Shampoo caseiro para as residências das crianças;
• Explorar a receita do Shampoo caseiro;
• Desenhar e enfeitar piolhos utilizando as técnicas de mosaico, papel rasgado, bolinhas de papel, pintura a dedo ou com o pincel;
• Confeccionar piolhos com a massa de modelar;
• Promover uma exposição das atividades das crianças;
• Quebra-cabeças com o desenho do piolho e com a palavra;
• Improvisar brincadeiras ou adequar as já conhecidas, ao projeto;
• Atividades com o corpo: História articulada – O piolho está dormindo, agora está acordando, espreguiça bem devagar, Vira para o lado direito e depois para o lado esquerdo, abre os braços, agora se levanta, anda bem devagar (andar como um piolho), procura um lugar em meio aos cabelos para picar, ele percebe que uma mão e aproxima para lavar a cabeça e saí correndo, a mão pega o piolho e o deixa cair no chão do banheiro, o piolho vai embora pelo ralo e a criança continua tomando seu banho.
• Elaborar uma dramatização com a participação das crianças e convidar a comunidade educativa para assisti-la.
Sugestão de Brincadeiras - Piolhos
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BRINCADEIRAS
• Brincadeira: “Sr. Ratinho tai?” transformar em “Piolhinho tai?”
• Brincadeira: “Batata quente” transformar em “Piolho Feio”
• Brincadeira: “Macaco disse” colocar mímicas relacionadas ao piolho.
• Gincanas – Crianças (piolhos) correndo atrás de outras crianças (pente fino ou limpeza).
• Crianças (colocadas em 2 colunas) atrás e objetos de prevenção ao piolho à frente. O primeiro de cada coluna deverá correr e pegar um objeto, entregando-o em seguida ao segundo de sua equipe. A equipe vencedora será aquela que chegar novamente ao primeiro da equipe.
• Brincadeira: "batata-quente" foi adaptada pra “piolho-quente”. As crianças são num círculo. Música:
“Piolhinho nojento, piolhinho nojento,
na cabeça pulou,na cabeça pulou,
veio o pente fino, veio o pente fino
e o piolhinho tirou, e o piolhinho tirou”.
A cada interrupção da música, a criança que estiver com o piolho (feito com antecedência) na mão responde uma questão acerca da pediculose. Se a resposta fosse correta, a criança é premiada com um pirulito ou amarrador de cabelo (para as meninas). Caso for incorreta ou parcialmente correta, faz-se as correções e complementações necessárias, “soprando” a resposta a cada criança.
Créditos: Angela Adriana

domingo, 8 de maio de 2011

Técnica do Anjo-pró-letramento



Na formação de tutores realizamos a técnica do anjo,estas são meu anjo e minha protegida,queridas colegas que conheci em Santa Maria.

feliz dia das mães

Mesmo que nunca tenha gerado um filho. Mesmo que nunca venha gerá-lo. Toda mulher é mãe.

Primeiro da boneca. Mais tarde do irmãozinho.

Casada, é mãe do marido, antes de sê-lo dos filhos.

Sem filhos, será mãe adotiva ou madrinha.

Entregará a alguém os benefícios do seu amor. Os sobrinhos, os filhos alheios, talvez uma justa causa.

Joana D´Arc foi mãe de sua causa e por ela morreu queimada, como qualquer mãe morreria por seu filho.

Quantas mulheres, que a vida não escolheu para a maternidade de seus próprios filhos, não se tornaram mães das próprias mães? Quantas? Ou do pai ou do avô.

A maternidade é irreprimível. Como uma fonte de água que uma pedra obstrui, ela vai brotar mais adiante.

A freira é filha de Deus, mas numa repetição perpétua do mistério da Virgem, torna-se mãe de Jesus.

Na guerra, a mulher é mãe dos feridos, mesmo que usem outras bandeiras e vistam outro uniforme.

A maternidade não tem fronteiras, não tem cor, não tem preferências. É das poucas coisas que bastam a si próprias. Tem a sua própria religião. Tem a sua própria ideologia. Causa, origem, começo.

Enfim, toda mulher é mãe.

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES...
Esta mensagem retirei do blog Amigas da Educação

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Formação de tutores em Santa Maria









No período de 3 a 6 de maio de 2011,está acontecendo a formação de tutores do programa pró letramento em Santa Maria esta é a segunda etapa.Aqui professores da rede municipal de vários municípios do RS recebem formação para serem multiplicadores de conhecimentos em seus municípios.Este é um programa que tem repercutido de maneira positiva na educação dos municípios,trazendo a cultura da formação continuada as redes municipais.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sitio do Picapau Amarelo - Reinações de Narizinho 1º Episódio Parte 1

Sitio do Picapau Amarelo - Reinações de Narizinho 1º Episódio Parte 2.

teatro para dia das mães

MOLDANDO NOSSOS FILHOS.
Três mulheres moldando seus filhos de formas diferentes desde o batismo, passando pela infância, adolescência, juventude e idade adulta, mostrando o “resultado” da educação dada a cada uma deles.
A polêmica: Numa "cultura" de deixar os filhos decidirem tudo, os pais são reféns das vontades dos filhos... Esta peça fala de uma responsabilidade de ensinar o caminho que o filho deve andar.
Personagens: Narrador, 3 mulheres.
Tempo aproximado: 30 a 40 minutos
Tema: Moldados por Deus – educando dos filhos
Três mulheres posicionadas, de costas. Cada uma com um tijolo de barro para moldar.

NARRADOR: MOTIVO é aquilo que faz mover; é o motor que faz algo funcionar; aquilo que causa ou determina alguma coisa. Então o motivo para fazermos algo é o que nos empurra para a ação. Então podemos dizer que temos uma MOTIVAÇÃO, ou seja, um motivo porque fazer determinada coisa.
O cristão conta com os argumentos da Palavra de Cristo e a ação do Espírito Santo como agente de motivação para a prática da fé e o entusiasmo de viver.
Falamos em MOTIVAR, e como será que motivamos nossos filhos? Qual o motivo que passamos para eles e que os move nesta vida aqui?
A primeira atitude que temos após o nascimento dos filhos, é batizá-lo. Mas qual será o motivo pelo qual as pessoas batizam seus filhos?

MÃE 1: vai até a pia batismal, onde está o pastor para fazer o batizado da criança. Enquanto vai falando.

MÃE 1: Para batizar meu filho, tive que perder uma hora ontem e fazer o curso de batizado. Mas, (levanta o filho ) ele está lindo, né. Olha só como chupa o bico. E eu ( começa a ajeitar a roupa), será que estou bem?

Chegando a pia batismal, começa a sorrir e alguém tira fotos. A mãe somente faz poses com seu filho. Até o pastor pedir:

Pastor –
Então a mãe meio de sobressalto.
MÃE 1: Ah. Sim. Sim.

Então volta para sua posição, e fica virada para o público, com o bebê no colo.

A MÃE 2 aproxima-se da pia batismal.

MÃE 2: Este é um momento muito especial em minha vida e de meu filho. Pois hoje estou levando ele para nascer novamente. Irá nascer para DEUS, como filho de DEUS.

Posiciona-se frente a pia. Vivendo todas as palavras do Pastor.

Pastor –
MÃE 2: Sim. Com o auxílio de DEUS.

Volta e posiciona-se, conforme MÃE 1: .

MÃE 3 vi até a pia.

MÃE 3: Momento maravilhoso este. Meu filho será batizado. Estou até emocionada e nervosa. O pastor, no curso batismal falou algumas coisas pesadas, que devemos fazer, mas ele tem que ver o tempo que se tem pra tudo isto.

Posiciona-se frente a pia. Olha para o Pastor, olha para o lado (meio termo, entre MÃE ! e MÃE 3).

Pastor –
MÃE 3: Sim.

Volta e posiciona-se, conforme MÃE 1: e M2.

NARRADOR: Quando motivamos, mostramos o motivo porque algo deve ser feito, estramos moldando um ser, ou alguma coisa. Portanto, agora vamos começar a moldar nossos pequenos vasos. Começaram a s dúvidas. Olho para um lado, olho para o outro lado. Busco aconselhamento em livros, jornais, pessoas que estudam o ser humano. Vejo que tenho de moldar este pequeno ser à minha frente. Então começo. Como serão as formas de moldar praticadas?

(MÃE 1: vira-se para o público, com as mãos sujas pelo barro que está moldando, e, ainda com um pedaço de barro na mão, continua a moldar uma parte enquanto fala. Assim também as demais. Quando terminadas as falas, viram-se de costas, e continuam moldando seus filhos)

MÃE 1: Este período é maravilhoso. Apesar de trabalhar muito, consigo um tempinho para meu filho. Então saímos. Levo-o para brincar. Com 3 anos já o matriculei no colégio, então ele tem companhia para brincar, desenvolvem várias atividades. Nas datas especiais, apresentam algo para nós. Também leio para ele. Histórias tradicionais infantis. Agora com 4 para cinco anos, vejo o quanto a leitura o incentiva e desenvolve.

MÃE 2: Agradeço à DEUS o filho que me deu. Quando vejo esta pequena criatura à minha frente, sinto a responsabilidade pois DEUS confiou este pequeno ser à mim, pobre pecadora, e sei que um dia me pedirá contas, de como o moldei. Hoje, fizemos muitas coisas juntos, oramos, lemos histórias diversas, principalmente histórias que falam de quanto DEUS o ama. O que ele mais espera são os momentos de culto, por causa da Escola Bíblica Infantil. Aos 4 anos já começou a frequentar o coralzinho. Junto com isto tudo também começou a ir no colégio.

MÃE 3: Nesta etapa nosso tempo fica reduzido a nada. É trabalho, e devemos tirar um tempo para nossos filhos. Isto é difícil, porém possível. Levo-o ao colégio, e quando dá, aos sábados vamos lá na Igreja, no coralzinho. Nos cultos, quando não estamos muito cansados, vamos também, então ele vai à Escola Bíblica Infantil. Ele gosta muito, porém todos fins de semana não é possível ir aos cultos, somente por quê ele quer ir na Escola Bíblica Infantil. Acredito que um pouco de cada coisa está bom para ele.

NARRADOR: E eles crescem. Então chega-se a idade dos 5 aos 10 anos. Aumentam as atividades dos mesmos. Como administrar este período? O que fazer? E então continuamos a moldá-los.


MÃE 3: Neste período aumenta nosso corre-corre. As atividades na escola aumentam, pois junto já são oferecidas outras atividades ( música, dança, línguas, e outras ). Como também começam atividades fora do colégio, como participações em grupos culturais (CTG, escoteiros mirins, e outros), além das atividades que são oferecidas na Igreja. É demais, estes pobres coitados não aguentam Então procedi da seguinte forma. Colégio, não tem como tirarmos, pois senão irão virar uns burros. As atividades no colégio também não dá para proibir, pois senão se sentirão excluídos. Atividades externas, mandei escolher entre as atividades na Igreja e outras por fora, pois as duas não eram possível, pois também precisa de tempo para brincar, para ser criança. Então ele optou por atividades fora da Igreja. E quando vamos ao culto ele participa da Escola Bíblica Infantil.

MÃE 1: Acho fantástica esta etapa. Escola, dança, música. É tão lindo ver eles na época do carnaval irem fantasiados para a aula, e então ainda tem o carnaval infantil. Procuro sempre levar meu filho em todas atividades, e estar com ele lá, pois acho isto muito importante. E então vem o halloween, e eles vestidos de bruxinhos, e no curso de inglês que ele vai, eles saem de casa em casa pedindo: “ um doce, ou uma travessura”. Que idade maravilhosa, com tantas coisas a fazer e aproveitar.

MÃE 2: As crianças crescem, e minhas responsabilidades, problemas e também alegrias crescem juntos. Vejo o mundo oferecer muitas coisas ao meu filho, tentando mostrar à ele como elas são importantes, mais importantes que as coisas de DEUS. Porém, mesmo diante disto, continuo sempre a juntar minhas mãos com meu filho, e orar, para que DEUS sempre nos torne fortes, para ficarmos juntinhos dEle. E falo sempre para meu filho de como é importante estarmos na companhia de Jesus. Diante de qualquer atividade que eu ou ele tenha, procuro sempre mostrar, e viver, que o mais importante é procuramos atividades que nos aproximem de DEUS, e onde as encontramos é na Igreja, e este é o ambiente que quero ver meu filho crescer, pois como diz em provérbios: “ Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando velho, não se desviará dele”.

NARRADOR: Passamos pela infância. Chegamos a adolescência. E agora???? Como vamos proceder???? Como será que está nosso molde para enfrentar esta fase de sua vida??
Como vamos moldá-lo na sua adolescência?

MÃE 2: A idade da divisão. A idade em que eles são o maior alvo do mundo. A idade em que o mundo quer tomar o papel que a nós foi confiado por DEUS. Mas, com muito amor, pois vejo, que agora meu amor tem que ser dobrado, e, ás vezes, triplicado, bem como minhas orações pelo meu filho, ainda continuo a falar-lhe as mesmas palavras que falei até aqui. E não só falar, mas mostrar ao meu filho que o único caminho da verdadeira felicidade é DEUS. Passamos por muitas rusgas, normais nesta fase, porém sempre firme, volta a falar-lhe de DEUS, do amor de DEUS por ele. Também estão na fase do “cansados’, para tudo, principalmente para ir aos cultos, então, novamente, é dedicado um tempo à uma longa conversa com meu filho, geralmente são quatro conversas por mês, onde procuro fazê-lo ver tudo que DEUS lhe dá, a certeza da salvação, sua saúde, inteligência, (sua família, que além de incomodá-lo, o ama demais), e também os bens matérias, a casa que o abriga, a comida, as roupas; que tudo isto são bênçãos derramadas por DEUS. Vejo que nem tudo ele consegue aceitar, mas lá vamos nós ao culto, e quando ele retorna, vê que não foi tão ruim assim.
Até hoje tenho que insistir, ou até obrigar, para ele ter uma organização pessoal, então, porquê não insistir, ou até obrigar para ele ir aos cultos??? Pois o caminho que ele irá seguir hoje, provavelmente é o que ele seguirá amanhã, pois este é a caminho conhecido por ele, onde ele estará seguro.

MÃE 1: Idade em que já estão querendo adquirir um pouco de sua liberdade. Os estudos os massacram, pois devem estar preparadas para um futuro bem próximo, para serem bons profissionais, e assim, terem um bom trabalho. Porém também tem o direito de se divertirem. Lá pelos 14 anos, já estão querendo experimentar as noites, matar suas curiosidades. Eu o deixo ir, não sem limites. Dou um horário, 1 ou 2 da manhã, para retornar. Todos vão, não sou eu que vou deixá-lo fora de uma diversão. Não tem nada de mal nisto, ele é um adolescente e deve viver como tal, como todos adolescentes fazem por aí. Olha a festa do ridículo. Muito legal. Meu filho naquela roupa, foi um sarro. Ele se divertiu muito, depois, foi dormir na casa de um amigo. Eles precisam disso.

MÃE 3: Idade difícil. Os estudos exigem demais de meu filho. Se envolveu com um pessoal na juventude da Igreja, e entrou no conjunto musical dos jovens. Além disto, tem seus envolvimentos fora disto. Isto tudo o está sobrecarregando. Suas notas começaram a baixar, e feio. Então tive que pedir para abandonar o grupo da Igreja, pois ele precisa estudar mais, e é muita atividade. Depois quando melhorar ele retorna. Tem tempo para tudo, e agora neste momento ele tem que pensar em seus estudos, pois é muito dinheiro investido em estudos para deixar passar assim.

NARRADOR: Diante de tudo isto colocado. Como será que estão nossos moldes de filhos ???
Então chegamos à fase jovem, classificada mais o menos entre os 17 e 21 anos. Será que moldamos nosso filhos de tal forma que estarão preparados para mais esta fase decisiva de suas vidas ?

MÃE 1: Não sei o que está acontecendo, meu filho anda com umas companhias meio esquisitas. Vestem-se e agem de uma forma estranha. Meu filho também já está assim. Não consigo conversar com ele. Parece que para ele não existo. Quando tentamos conversar, geralmente termina em briga, e briga feia. Vejo esta idade ser muito importante para ele, pois deve buscar uma faculdade. Claro, deve continuar se divertindo, mas como fazia antes, porém precisa olhar para a frente.

MÃE 2: Existem muitas coisas importantes acontecendo na vida de meu filho nesta idade. É o trabalho, são os estudos, e até o namoro. Porém, ainda continuo a dizer as mesmas palavras que há 18, 19 ou 20 anos atrás lhe dizia. Que tudo que fizermos em nossa vida deve ser abençoado por DEUS, pois então será verdadeiro e terá êxito, e que em toda vida, ele, meu filho, sempre deve ter DEUS consigo, e isto somente é possível através do alimento espiritual, ou seja: a leitura Bíblica, frequentar e ´participar dos cultos, bem como sempre colocarmos tudo em oração, então estará preparado para bons e maus momentos em sua vida. Ainda hoje, muitas vezes, me vejo alertando-o sobre a oração, as leituras bíblicas, e ainda, umas duas vezes por mês, temos que ter aquela conversa antes dos cultos. Porém, sei jamais, independente da idade de meu filho, deixarei de ser mãe, portanto jamais terminará minha a responsabilidade que DEUS atribuiu a mim, de devolver, um dia meu filho em suas mãos.

MÃE 3: Como sofrem nossos filhos nesta idade. É trabalho, colégio. Não tem mais um fim de semana livre. Os trabalhos da faculdade utilizam quase todo seu espaço vago aos fins de semana, porém precisa aproveitar agora, este momento. A semana passada consegui uma a brechinha para se divertir um pouco. Domingo de manhã, hora do culto, quando vou, tenho pena de acordá-lo. Ele está tão cansado. Coitado, faz uns dois meses que não consegue ir à um culto. É mas, é somente uns cinco anos, depois que terminar a faculdade, vai ter mais tempo, e então poderá ir mais à Igreja. Acho que cada coisa a seu tempo.

NARRADOR: Passadas estas fases. A infância, adolescência e juventude, acreditamos ter formado nossos filhos para enfrentaremos sozinhos sua vida. Vamos ver o molde de filhos que colocamos no mundo.

(MÃE 2: Vira-se e mostra seu molde. ( ver a forma que se “filho” terá))

NARRADOR: Lindo molde. Um filho motivado para o trabalho. Será um bom profissional, irá longe. Não sabemos que tipo de atitudes terá opara chegar ao topo, onde quer. Em sua cabeça o que importa, não é ser e sim poder. Creio que temos um molde egoísta e ganancioso.
A motivação repassada durante toda sua vida foi somente material.


(MÃE 1: Vira-se e mostra seu molde. ( ver a forma que se “filho” terá))

NARRADOR: Bah. Mas o que aconteceu com este? Que tipo de motivação recebeu? Este está pronto para juntar-se ao mundo consumista de drogas, fumo e bebidas. E depois???? Só DEUS sabe.

(MÃE 3: Vira-se e mostra seu molde. ( ver a forma que se “filho” terá))

MÃE 3: Este é um filho motivado no amor de DEUS. Portanto vemos um molde feito nos mínimos detalhes, não deixando nem um detalhe de lado. Este terá em sua vida:
- mais segurança;
- mais senso de justiça;
- maior auto estima;
- terá valores com base muito firme;
- será mais solidário e flexível;
- suportará melhor os sofrimentos da vida;
- será pacifista em casos de atritos;
- terá respeito e bondade;
- como também estará motivado ao trabalho de DEUS.

Que tipo de filho você moldou ou está moldando? A o que você está motivando seu filho? Que tipo de atitudes ? A ir para qual caminho ? Qualquer um serve ? Se DEUS levasse seu filho gora, neste instante, você o moldou, de tal forma, que DEUS irá acolhê-lo em seu reino? Ou, ainda tem tempo????

Você pode, com a ajuda de DEUS, quebrar seu molde, agora, e começar a moldá-lo novamente. Peça à DEUS, e ele a ajudará.

Portanto, jamais devemos desistir de moldar e motivar nossos filhos no amor de DEUS.

Teatro-dia das mães

A MÃE DE TODOS OS DIAS.
Pequeno relato de uma vida diária.
Uma mãe que cuida da casa, as filhas que não querem se envolver com as coisas da casa.
A mãe que se entristece com a incompreensão.
O desafio a mudança de atitude a partir do momento das homenagens.
Cenário: uma sala e uma cozinha
Personagens: Mãe e duas filhas(Daniela e Fernanda)
Objetivo: Mostrar ao filhos que não é só nos dia das mães que a mãe tem que ser amada.
Este texto está na web, com vários títulos diferentes, as vezes sem título nenhum...

NARRADOR: É muito fácil em uma data como esta, os filhos falarem palavras doces, de carinho para nossas queridas mães.
Esta, que um dia nos colocou no mundo, esperou por 9 meses, com paciência, com muito amor, e nos ajuda sempre.
Está sempre ao nosso lado. Mas, o que realmente importa a cada uma das mães, não é apenas uma programação bonita, nosso carinho, presentes neste dia, mas sim, em casa, vivermos o que estamos falando neste programa especial, dedicado com muito amor a você que é mãe.
(A mãe está em cena, preparando o almoço, pois suas filhas estão para chegar)
MÃE: Nossa! Já está quase na hora das meninas chegarem.
DANIELA: Oi mãe! Ai que fome. O que tem de gostoso?
MÃE: Olha eu fiz isso, não tinha mistura e o seu pai não deixou dinheiro.
(Daniela faz careta, sem que a mãe perceba e senta-se para comer, logo após chega a Fernanda)
FERNANDA: Mãe, você sabe que eu não gosto disso. Não tem nada? Que saco! Chego em casa com fome e olha o que tem. (fala brava).
NARRADOR: Mal sabiam as filhas a angústia que sua mãe estava por saber que aquela refeição preparada com amor, não agradaria suas filhas, pois cada mãe sabe o que cada filho gosta, do jeito que gosta.
(As filhas antes de voltarem ao trabalho, assistem um pouco de televisão, dando uma leve bagunçada na casa).
FERNANDA: Mãe, tchau, está na minha hora.
DANIELA: Espera eu, vou com você, terei de entrar mais cedo hoje, tchau mãe.
MÃE: Nossa, vou ter que ir ao mercado comprar algumas coisas.
NARRADOR: A mãe então sai para fazer comprar para a casa, e demora um pouquinho, porque todos aqui sabem o que é ir em um mercado, não é?!
(A mãe chega em casa com algumas sacolas, olha para a casa bagunçada e diz):
MÃE: Que bagunça! Deixa eu começar, né?!
(Chegam as filhas do serviço)
DANIELA: Ai que canseira, trabalhei até. (ela liga a televisão, enquanto entra a Fernanda).
FERNANDA: Já começou a novela?
DANIELA: Já, começou agora.
(As duas sentam na sala)
NARRADOR: Enquanto sua mãe está na cozinha limpando, pois teve um dia muito corrido e devido a isso a casa ainda não estava limpa.
MÃE: Venham me ajudar. Tem um monte de coisas para fazer, tive que sair hoje, vem me ajudar.
FERNANDA: Ah mãe, estou assistindo, estou cansada, espera um pouco.
DANIELA: A casa esta do mesmo jeito da hora do almoço mãe, ninguém fez nada e agora você fica enchendo, depois nós vamos.
NARRADOR: A mãe mais uma vez foi humilhada por suas filhas e chora ao travesseiro calada.
Filhas estas que dizem que a amam, que ela é tudo, mas no dia a dia são isso que acabamos de ver, e não percebem a tristeza que causam a sua mãe.
E você? Que tipo de filho está sendo? Talvez não seja este o seu problema, mas qual é o seu problema? Você está sendo aquilo que Deus e sua mãe esperam de você?
Quanto tempo vai esperar para amar de verdade a sua mãe? Quando perdê-la? Pois sabemos que nada neste mundo é para sempre e eterno.
Vamos então amá-las enquanto há vida, pois o amanhã pode ser tarde demais.