O COELHINHO ESPERTO
Marlene B. Cerviglieri
Havia uma fazenda muito grande e linda. Todos que a visitavam ficavam encantados com tantos animais. Cada raça tinha seu próprio lar, quero dizer suas casinhas e ficavam juntos. Assim os porquinhos estavam sempre comendo e dormindo junto da mamãe porca. As vacas, que eram a maioria, ficavam num pasto muito amplo e criavam seus bezerrinhos. Bem afastado destes animais maiores, havia o galinheiro onde as galinhas botavam seus ovos e criavam seus pintinhos. Os patos também ficavam por perto, pois gostavam muito de dar uns mergulhos no lago próximo.
Bem lá embaixo numa descida ficavam os coelhinhos. Era uma coisa linda de se, ver as gaiolas grandes, e dentro todo o parquinho para eles brincarem.
Havia também a água corrente, muita verdura ali era colocada para que comessem. Vocês sabem que verdura é muito bom e devemos comer todo dia, assim o fazem os coelhinhos. Vejam como são espertos e saltitantes e têm muita força também. Bebem muita água e comem muita verdura e legumes. Bem, estou aqui para contar a história do coelhinho esperto não é mesmo?
Pois aqui vai: Uma manhã depois de se fartar de tanta verdura o coelhinho rajadinho, assim era chamado, pois era todo branco com algumas manchas pretas, resolveu sair da gaiola. Ah, pensou ele: quero dar uma voltinha par aprender alguma coisa mais. Saiu saltitante como são os coelhos, e foi parar bem no meio da floresta que havia na fazenda.
- Puxa que coisa maravilhosa! Quanta árvore e vegetação!
Ficou muito encantado mesmo, foi entrando cada vez mais. De repente surgiu um tatu... O coelhinho, que não conhecia nenhum outro bicho, levou um susto.
- Quem é você?
- Ora, sou o tatu! Respondeu.
O coelhinho chegou até perto, meio com medo e colocou o nariz no tatu.
- Coelhos são assim cheiram tudo.
- Puxa como você é duro!
- E você é mole. Respondeu o outro.
O tatu que era muito esperto e conhecia muitos bichos, riu do coelho.
- Veja, coelhinho, existe duro e mole...
- O quê? Perguntou o coelhinho.
- É, meu amigo, duro sou eu e mole é você.
- Ah, entendi. Quer dizer que existe diferença entre duro e mole.
- Sim, e você sente isto.
- Veja aqui outra diferença: Nós estamos embaixo da árvore, certo?
- Sim.
- E o nosso amigo lá, o passarinho, está em cima da árvore. Entendeu?
- Sim. Embaixo e Em cima.
Ficou feliz de aprender, disse adeus ao tatu e voltou pulando para sua casa.
- Meus irmãos - disse quando chegou -, aprendi muito hoje, sei agora o que é duro e o que é mole!
- Vejam - e foi dando instruções para seus irmãos -, coisas simples de se aprender.
- E você já sabe estas diferenças?
Se não souber leia novamente e o tatu irá explicar. Seja um coelhinho esperto!
Marlene B. Cerviglieri
Oração do Professor
Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,Dai-me esta graça que vem do amor.Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.Aprender a ensinar. Aprender o amor de ensinar.Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor. De aprender sempre.Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.(Antonio Pedro Schlindwein)
domingo, 17 de abril de 2011
mais um texto de páscoa
O coelhinho que não era de Páscoa
Ruth Rocha
Vivinho era um coelhinho. Branco, redondo, fofinho.
Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos.
Aprendia a pular, aprendia a correr...
Aprendia qual a melhor couve para se comer.
Os coelhinhos foram crescendo,
chegou a hora de escolherem uma profissão.
Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu pai.
- Eu vou ser coelho de Páscoa, como o meu avô.
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos de Páscoa,
como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs.
Só Vivinho não dizia nada.
Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
- E você Vivinho, e você?
- Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser.
Mas sei o que não quero: Ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou:
- OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de amigos:
O beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda.
- Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?
- Os irmãos de Vivinho diziam.
Os pais de Vivinho se aborreciam:
- Um coelho tem que ter uma profissão.
Onde é que nós vamos parar com essa vadiação?
- Não se preocupem – Vivinho dizia
– estou aprendendo uma ótima profissão.
- Só se ele está aprendendo a voar – os pais de Vivinho diziam.
- Só se ele está aprendendo a zumbir – os irmãos de Vivinho caçoavam.
Vivinho sorria e saía, pula, pulando
para se encontrar com seus amigos.
O tempo passou. A Páscoa estava chegando.
Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir.
Mas as fábricas tinham muitas encomendas.
Não tinham mais ovinhos para vender.
Em todo lugar a resposta era a mesma:
- Tudo vendido. Não temos mais nada...
O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta.
Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso,
do seu Cardoso, do seu Tônio, do seu Petrônio, seu Sinfrônio.
Mas a resposta era sempre a mesma:
- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido...
Os dois voltaram pra casa desanimados.
- Ora essa. Isso nunca aconteceu...
- Não podemos despontar as crianças...
- Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não...
Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
- Nossa primeira distribuição... Ai que tristeza no coração!...
Vivinho vinha chegando com Melinda.
- Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
- É que nós não sabemos.
Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer!
- Pois eu sei – disse Vivinho- Eu sei.
- Será que ele sabe? – disse o Pai?
- Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
- Ele sabe, ele sabe – disse a mãe.
- E como você aprendeu? – perguntaram todos.
- Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?
Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.
E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...
A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica.
Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos...
e os amiguinhos também:florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e
a abelha Melinda, a maior doceira do mundo.
E era Vivinho quem comandava o trabalho.
E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados.
As cestas de ovos estavam prontas.
E os pais de Vivinho estavam contentes.
A mãe de vivinho disse:
- Agora, nosso filho tem uma profissão.
E o pai de Vivinho falou:
- Cada deve seguir a sua
Ruth Rocha
Vivinho era um coelhinho. Branco, redondo, fofinho.
Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos.
Aprendia a pular, aprendia a correr...
Aprendia qual a melhor couve para se comer.
Os coelhinhos foram crescendo,
chegou a hora de escolherem uma profissão.
Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu pai.
- Eu vou ser coelho de Páscoa, como o meu avô.
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos de Páscoa,
como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs.
Só Vivinho não dizia nada.
Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
- E você Vivinho, e você?
- Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser.
Mas sei o que não quero: Ser coelho de Páscoa.
O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou:
- OOOOOHHHHH!!!
Vivinho arranjou uma porção de amigos:
O beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda.
- Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?
- Os irmãos de Vivinho diziam.
Os pais de Vivinho se aborreciam:
- Um coelho tem que ter uma profissão.
Onde é que nós vamos parar com essa vadiação?
- Não se preocupem – Vivinho dizia
– estou aprendendo uma ótima profissão.
- Só se ele está aprendendo a voar – os pais de Vivinho diziam.
- Só se ele está aprendendo a zumbir – os irmãos de Vivinho caçoavam.
Vivinho sorria e saía, pula, pulando
para se encontrar com seus amigos.
O tempo passou. A Páscoa estava chegando.
Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir.
Mas as fábricas tinham muitas encomendas.
Não tinham mais ovinhos para vender.
Em todo lugar a resposta era a mesma:
- Tudo vendido. Não temos mais nada...
O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta.
Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso,
do seu Cardoso, do seu Tônio, do seu Petrônio, seu Sinfrônio.
Mas a resposta era sempre a mesma:
- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido...
Os dois voltaram pra casa desanimados.
- Ora essa. Isso nunca aconteceu...
- Não podemos despontar as crianças...
- Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não...
Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
- Nossa primeira distribuição... Ai que tristeza no coração!...
Vivinho vinha chegando com Melinda.
- Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
- É que nós não sabemos.
Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer!
- Pois eu sei – disse Vivinho- Eu sei.
- Será que ele sabe? – disse o Pai?
- Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
- Ele sabe, ele sabe – disse a mãe.
- E como você aprendeu? – perguntaram todos.
- Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?
Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.
E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...
A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica.
Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos...
e os amiguinhos também:florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e
a abelha Melinda, a maior doceira do mundo.
E era Vivinho quem comandava o trabalho.
E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados.
As cestas de ovos estavam prontas.
E os pais de Vivinho estavam contentes.
A mãe de vivinho disse:
- Agora, nosso filho tem uma profissão.
E o pai de Vivinho falou:
- Cada deve seguir a sua
texto para páscoa
O coelhinho que não queria estudar
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só ficava em casa o coelhinho Juquinha.
Ele não queria aprender a ler, achava que não precisava disso, que poderia encontrar cenouras sem saber ler. Queria se divertir.
Todos os animaizinhos iam para a escola, mas Juquinha foi à casa do tio Coelho ouvir histórias.
Juquinha chegou à casa do Tio Coelho, bateu... chamou... chamou, ninguém respondeu. Tio Coelho tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou que Tio Coelho tivesse ido fazer alguma visita. E foi embora.
Aborrecido por não ter encontrado o tio em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista o tio.
Juquinha disse ao tio que estava vindo da sua casa e que era uma pena ele ter saído para fazer visita justamente hoje.
Tio Coelho disse que não tinha ido fazer visitas, que tinha colocado um aviso na porta e ele não tinha lido.
Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tio Coelho se lembrou de que ele não sabia ler e então explicou que no bilhete estava escrito que voltava logo e era para sentar e esperar. Juquinha ficou espantado ao saber do aviso.
No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar um pouco. Seu João não estava. Mas, bem embaixo de sua casa havia uma cadeira com um aviso.
Juquinha ficou contente pois achava que sabia o que os avisos queriam dizer. Então sentou e foi esperar um pouco. Daí percebeu que estava todo sujo de tinta e então ficou bravo porque ninguém avisou.
João de Barro abriu a porta e disse ao Juquinha se ele não tinha lido o aviso. Depois lembou-se de que ele não sabia ler. A tinta estava fresca.
Juquinha ficou um pouco triste mas achava que agora já sabia tudo sobre avisos.
Então foi embora. Quando ele chegou em sua casa,viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel. Ele achou que era um aviso de que a caixa tinha acabado de ser pintada e que a tinta estava fresca.
No dia seguinte Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas, bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver onde eles iam e começou acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, colocavam os doces, salgados e bebidas.
E Juquinha então achou que era um piquenique e que ninguém havia convidado ele. Começou então, a chorar.
A coelhinha, sua amiga, viu Juquinha chorando e lhe perguntou o porque. Juquinha explicou que era porque ninguém havia lembrado dele. Ela explicou que eles lembraram sim, que o carteiro tinha até deixado o convite na caixa de correio.
Juquinha enxugou as lágrimas e lembrou do papel que ele pensava que era um aviso sobre tinta fresca.
A coelhinha deu risada e chamando a sua atenção falou que era uma vergonha e que ele precisava aprender a ler.
No outro dia Juquinha começou a frequentar a escola da floresta. Sendo o primeiro a chegar lá.
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só ficava em casa o coelhinho Juquinha.
Ele não queria aprender a ler, achava que não precisava disso, que poderia encontrar cenouras sem saber ler. Queria se divertir.
Todos os animaizinhos iam para a escola, mas Juquinha foi à casa do tio Coelho ouvir histórias.
Juquinha chegou à casa do Tio Coelho, bateu... chamou... chamou, ninguém respondeu. Tio Coelho tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou que Tio Coelho tivesse ido fazer alguma visita. E foi embora.
Aborrecido por não ter encontrado o tio em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista o tio.
Juquinha disse ao tio que estava vindo da sua casa e que era uma pena ele ter saído para fazer visita justamente hoje.
Tio Coelho disse que não tinha ido fazer visitas, que tinha colocado um aviso na porta e ele não tinha lido.
Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tio Coelho se lembrou de que ele não sabia ler e então explicou que no bilhete estava escrito que voltava logo e era para sentar e esperar. Juquinha ficou espantado ao saber do aviso.
No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar um pouco. Seu João não estava. Mas, bem embaixo de sua casa havia uma cadeira com um aviso.
Juquinha ficou contente pois achava que sabia o que os avisos queriam dizer. Então sentou e foi esperar um pouco. Daí percebeu que estava todo sujo de tinta e então ficou bravo porque ninguém avisou.
João de Barro abriu a porta e disse ao Juquinha se ele não tinha lido o aviso. Depois lembou-se de que ele não sabia ler. A tinta estava fresca.
Juquinha ficou um pouco triste mas achava que agora já sabia tudo sobre avisos.
Então foi embora. Quando ele chegou em sua casa,viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel. Ele achou que era um aviso de que a caixa tinha acabado de ser pintada e que a tinta estava fresca.
No dia seguinte Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas, bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver onde eles iam e começou acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, colocavam os doces, salgados e bebidas.
E Juquinha então achou que era um piquenique e que ninguém havia convidado ele. Começou então, a chorar.
A coelhinha, sua amiga, viu Juquinha chorando e lhe perguntou o porque. Juquinha explicou que era porque ninguém havia lembrado dele. Ela explicou que eles lembraram sim, que o carteiro tinha até deixado o convite na caixa de correio.
Juquinha enxugou as lágrimas e lembrou do papel que ele pensava que era um aviso sobre tinta fresca.
A coelhinha deu risada e chamando a sua atenção falou que era uma vergonha e que ele precisava aprender a ler.
No outro dia Juquinha começou a frequentar a escola da floresta. Sendo o primeiro a chegar lá.
sábado, 16 de abril de 2011
Pró letramento do mes de abril

















Hoje encerramos o estudo do fascículo 2 que trata sobre a avaliação.No dia 16/04 retomamos as capacidades linguisticas e entramos no estudo da avaliação e no dia 30/04 encerramos o trabalho com avaliação e uma oficina para confeccionar jogos pedagógicos.Trocamos muitas experiencias,passei muitas sugestões para trabalhar com a páscoa,musiquinhas,e planejamento para as atividades diárias do professor em sala de aula.Realizamos uma avaliação do curso e as cursistas avaliaram de maneira positiva o andamento do curso.Pena que nem todas puderam estar presentes pois tiveram outros compromissos.
domingo, 10 de abril de 2011
O segredo dos ovos de páscoa
PARA LER - O segredo dos Ovos de Pascoa
Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem?
Tem ovo com vida de passarinho dentro, ovo com vida de pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra...tem ovo de todo tamanho e vida de todos os jeitos...
Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à dona Galinha.
-Ô Dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo, me diga uma coisa: o que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas, cacarejou:
-Não nasce nada, minha filha! É ovo gorado, ovo falso, falsificado!
Maluquices dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por ovos, chocar e tudo! Ovo que se preze tem pintinho dentro!
O Galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por ali e por aqui, até que encontrei numa árvore a Dona Coruja. Repeti a minha pergunta:
-Ô Dona Coruja, a senhora me diga, por favor: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Coruja deu uma risadinha superior, esbugalhou bem os olhos e falou:
-É claro que nascem corujinhas, as corujinhas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo! Os meus filhos são muito inteligentes, muito...
Deixei Dona Coruja se elogiando sozinha e fui em frente, no meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra, eu fui logo perguntando:
-Ô Dona Cobra, me diga, se possivel for: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
-Cobrinhas, ora...
E continuou serpenteando o seu caminho.
E eu fiquei ali, debaixo daquela outra árvore, chocando os meus pensamentos, até que nasceu na minha cabeça a idéia de procurar Dona Coelha. Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa.
Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei a sua casinha.
A casa de Dona Coelha mais parecia um formigueiro! Tinha coelhinhos de todos os tamanhos, cores e idades. Todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um tacho num fogão de lenha, cantando uma musiquinha e os coelhos repetiam o refrão:
Meu limão, meu limoeiro/meu pé de jacarandá/uma vez tindo-lê-lê/outra vez tindo-la-la...
Pedindo licença, fui passando no meio dos coelhinhos até que cheguei perto de Dona Coelha e fui logo falando da minha duvida:
-Desculpe Dona Coelha, eu andei por aí perguntando o que nasce em ovo de Páscoa e ninguem soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Corija disse que nasciam corujinhas, Dona Cobra, cobrinhas. Eu não estou entendendo mais nada.
Nunca ouvi dizer que tivesse cobras dentro de um ovo de Páscoa! Elas estão brincando comigo, não estão?
Dona Coelha sorriu:
-Cada pessoa põe no seu ovo de Pascoa um pouquinho da sua vida. Ovo de coruja vira corujinha, ovo de cobra vira cobra, ovo de lagartixa vira lagartixa. É preciso tomar cuidado com o que se põe dentro dos ovos de Páscoa.
Eu continuava sem entender nada. Mas Dona Coelha continuou explicando:
-O que a pessoa colocar dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce a amizade, nasce a esperança, nasce a felicidade...
Dona Coelha e sua imensa familia continuaram cantando felizes quando eu saí de lá carregada de ovos de Pascoa.
E sabe o que aconteceu quando eu cheguei em casa?Não sabe? Peguei os meus cartões para mandar junto com os ovos para os meus amigos. E fui escrevendo tudo o que eu sentia que estava nascendo no meu coração para cada um deles. Nasceu a esperança de um futuro lindo para Pedro, o desejo de uma vida cheia de paz para Madalena...
Pendurei os cartões nos ovos de Pascoa e me pareceu que cada ovo brilhava cheio de vida!
Linda historia para você ler para seus alunos e levá-los à reflexão!
Atividade prática: escrever cartões de Pascoa para os amigos ou familiares!
Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem?
Tem ovo com vida de passarinho dentro, ovo com vida de pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra...tem ovo de todo tamanho e vida de todos os jeitos...
Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à dona Galinha.
-Ô Dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo, me diga uma coisa: o que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas, cacarejou:
-Não nasce nada, minha filha! É ovo gorado, ovo falso, falsificado!
Maluquices dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por ovos, chocar e tudo! Ovo que se preze tem pintinho dentro!
O Galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por ali e por aqui, até que encontrei numa árvore a Dona Coruja. Repeti a minha pergunta:
-Ô Dona Coruja, a senhora me diga, por favor: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Coruja deu uma risadinha superior, esbugalhou bem os olhos e falou:
-É claro que nascem corujinhas, as corujinhas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo! Os meus filhos são muito inteligentes, muito...
Deixei Dona Coruja se elogiando sozinha e fui em frente, no meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra, eu fui logo perguntando:
-Ô Dona Cobra, me diga, se possivel for: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
-Cobrinhas, ora...
E continuou serpenteando o seu caminho.
E eu fiquei ali, debaixo daquela outra árvore, chocando os meus pensamentos, até que nasceu na minha cabeça a idéia de procurar Dona Coelha. Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa.
Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei a sua casinha.
A casa de Dona Coelha mais parecia um formigueiro! Tinha coelhinhos de todos os tamanhos, cores e idades. Todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um tacho num fogão de lenha, cantando uma musiquinha e os coelhos repetiam o refrão:
Meu limão, meu limoeiro/meu pé de jacarandá/uma vez tindo-lê-lê/outra vez tindo-la-la...
Pedindo licença, fui passando no meio dos coelhinhos até que cheguei perto de Dona Coelha e fui logo falando da minha duvida:
-Desculpe Dona Coelha, eu andei por aí perguntando o que nasce em ovo de Páscoa e ninguem soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Corija disse que nasciam corujinhas, Dona Cobra, cobrinhas. Eu não estou entendendo mais nada.
Nunca ouvi dizer que tivesse cobras dentro de um ovo de Páscoa! Elas estão brincando comigo, não estão?
Dona Coelha sorriu:
-Cada pessoa põe no seu ovo de Pascoa um pouquinho da sua vida. Ovo de coruja vira corujinha, ovo de cobra vira cobra, ovo de lagartixa vira lagartixa. É preciso tomar cuidado com o que se põe dentro dos ovos de Páscoa.
Eu continuava sem entender nada. Mas Dona Coelha continuou explicando:
-O que a pessoa colocar dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce a amizade, nasce a esperança, nasce a felicidade...
Dona Coelha e sua imensa familia continuaram cantando felizes quando eu saí de lá carregada de ovos de Pascoa.
E sabe o que aconteceu quando eu cheguei em casa?Não sabe? Peguei os meus cartões para mandar junto com os ovos para os meus amigos. E fui escrevendo tudo o que eu sentia que estava nascendo no meu coração para cada um deles. Nasceu a esperança de um futuro lindo para Pedro, o desejo de uma vida cheia de paz para Madalena...
Pendurei os cartões nos ovos de Pascoa e me pareceu que cada ovo brilhava cheio de vida!
Linda historia para você ler para seus alunos e levá-los à reflexão!
Atividade prática: escrever cartões de Pascoa para os amigos ou familiares!
quarta-feira, 6 de abril de 2011
segunda-feira, 4 de abril de 2011
domingo, 3 de abril de 2011
postagem retirada do Portal do Professor
Autor Amanda Barros Teixeira
JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora
Co-autor(es)
Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”
Trabalhar a motricidade utilizando brincadeiras populares relativas ao tema
Trabalhar a seqüência lógica, contagem e numerais através de atividades matemáticas com símbolos da páscoa
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora deve explorar o conhecimento que as crianças têm a respeito da páscoa. Perguntar se conhecem o significado da páscoa, se conhecem alguns símbolos, brincadeiras e tradições.
A partir das respostas obtidas, deve explicar que a páscoa é comemorada há muitos anos em vários países. Alguns comemoram o sentido religioso, outros apenas o sentido comercial, presenteando e trocando ovos de chocolate com as pessoas queridas.
Explicar que conhecerão algumas brincaderias que também são comuns nessa época, como caça aos ovinhos e coelhinho sai da toca.
Momento 2
Fora da sala de aula, a professora deve marcar no chão vários círculos formando uma roda (um a menos que o número de crianças presentes). Os círculos podem ser marcados com giz ou pode-se usar bambolês. Explicar às crianças que elas serão coelhos e que os círculos serão suas tocas. Cada criança ficará dentro de uma toca e uma criança no meio da roda sem toca. A professora irá dizer: - Coelhinho sai da toca! Imediatamente cada um deve trocar de toca e o que estava no meio da roda deve encontrar uma toca para entrar. A cada hora um ficará sem toca, indo então para o meio da roda. Se a turma for grande, a professora pode separar os aluno em grupos de três, um será o coelho enquanto os outros dois formarão uma toca com seus braços em forma de arco. Depois de algumas rodadas, deve ser feito um revezamento, quem foi o coelho passa a formar a toca e quem estava formando a toca tem a chance de ser coelho.
Exemplo na figura abaixo:
Imagem disponível em: http://www.redescola.com.br/kids/images/stories/saibamais/brinquedos/saidatoca.jpg
Momento 3
A professora deve distribuir o desenho dos seguintes ovinhos para que as crianças possam colorir.
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_N92S3zzTtRc/ScqHTNz6WiI/AAAAAAAAARI/Ntbw735EBY4/s400/ovo-de-pascoa-para-colorir.jpg e http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/ovo_pascoa.jpg
Momento 4
Num outro momento, a professora irá esconder esses ovinhos e solicitará às crianças que encontre o seu ovinho, como se fosse uma caça ao tesouro.
Momento 5
Distribuir a seguinte atividade para cada criança:
Elas devem colorir, recortar e depois tentar montar o quebra-cabeça.
Momento 5
Pedir que os alunos façam as atividades das folhas abaixo:
As atividades acima devem ser feitas de forma dirigida, para que a professora possa acompanhar o crescimento e/ou dificuldade apresentadas pelos alunos.
Recursos Complementares
Sugestão de um Jogo da Páscoa: pode ser jogado em aula, caso as crianças tenham aula de informática ou a professora pode ampliar e imprimir a imagem dando uma para cada criança: (o objetivo é encontrar os sete coelhos escondidos no meio da multidão) http://www.plenarinho.gov.br/diversao/novos-jogos/jogo_da_pascoa.swf/view
Avaliação
Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar se houve competição ou cooperação entre os colegas durante a atividade do momento 4.
Avaliar a coordenação motora fina das crianças através da atividade do momento 5.
Analisar se os alunos conseguiram completar as sequências e responder as perguntas das últimas atividades.
JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora
Co-autor(es)
Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”
Trabalhar a motricidade utilizando brincadeiras populares relativas ao tema
Trabalhar a seqüência lógica, contagem e numerais através de atividades matemáticas com símbolos da páscoa
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A professora deve explorar o conhecimento que as crianças têm a respeito da páscoa. Perguntar se conhecem o significado da páscoa, se conhecem alguns símbolos, brincadeiras e tradições.
A partir das respostas obtidas, deve explicar que a páscoa é comemorada há muitos anos em vários países. Alguns comemoram o sentido religioso, outros apenas o sentido comercial, presenteando e trocando ovos de chocolate com as pessoas queridas.
Explicar que conhecerão algumas brincaderias que também são comuns nessa época, como caça aos ovinhos e coelhinho sai da toca.
Momento 2
Fora da sala de aula, a professora deve marcar no chão vários círculos formando uma roda (um a menos que o número de crianças presentes). Os círculos podem ser marcados com giz ou pode-se usar bambolês. Explicar às crianças que elas serão coelhos e que os círculos serão suas tocas. Cada criança ficará dentro de uma toca e uma criança no meio da roda sem toca. A professora irá dizer: - Coelhinho sai da toca! Imediatamente cada um deve trocar de toca e o que estava no meio da roda deve encontrar uma toca para entrar. A cada hora um ficará sem toca, indo então para o meio da roda. Se a turma for grande, a professora pode separar os aluno em grupos de três, um será o coelho enquanto os outros dois formarão uma toca com seus braços em forma de arco. Depois de algumas rodadas, deve ser feito um revezamento, quem foi o coelho passa a formar a toca e quem estava formando a toca tem a chance de ser coelho.
Exemplo na figura abaixo:
Imagem disponível em: http://www.redescola.com.br/kids/images/stories/saibamais/brinquedos/saidatoca.jpg
Momento 3
A professora deve distribuir o desenho dos seguintes ovinhos para que as crianças possam colorir.
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_N92S3zzTtRc/ScqHTNz6WiI/AAAAAAAAARI/Ntbw735EBY4/s400/ovo-de-pascoa-para-colorir.jpg e http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/ovo_pascoa.jpg
Momento 4
Num outro momento, a professora irá esconder esses ovinhos e solicitará às crianças que encontre o seu ovinho, como se fosse uma caça ao tesouro.
Momento 5
Distribuir a seguinte atividade para cada criança:
Elas devem colorir, recortar e depois tentar montar o quebra-cabeça.
Momento 5
Pedir que os alunos façam as atividades das folhas abaixo:
As atividades acima devem ser feitas de forma dirigida, para que a professora possa acompanhar o crescimento e/ou dificuldade apresentadas pelos alunos.
Recursos Complementares
Sugestão de um Jogo da Páscoa: pode ser jogado em aula, caso as crianças tenham aula de informática ou a professora pode ampliar e imprimir a imagem dando uma para cada criança: (o objetivo é encontrar os sete coelhos escondidos no meio da multidão) http://www.plenarinho.gov.br/diversao/novos-jogos/jogo_da_pascoa.swf/view
Avaliação
Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.
Analisar se houve competição ou cooperação entre os colegas durante a atividade do momento 4.
Avaliar a coordenação motora fina das crianças através da atividade do momento 5.
Analisar se os alunos conseguiram completar as sequências e responder as perguntas das últimas atividades.
Texto produzido para uma tarefa do curso de contação de histórias
O texto abaixo foi criado em um momento de muita emoção,fui inspirada por Deus.Minha colega Ana Carla,que realizou a tarefa comigo,fez alguns ajustes no texto e colocou os efeitos.Efeitos esses que cairam como uma luva,pois as músicas dizem mais do que o texto.Ainda iremos ilustrar e fazer fantoches para apresentação.Mas me diz,não ficou demais!!!!
A ESCOLA DA BICHARADA.
Som de floresta e animais
NA FLORESTA AZUL, HAVIA UMA CLAREIRA ENORME... ERA ALI QUE SE REUNIAM A PROFESSORA, DONA CORUJA COM SEUS ALUNOS. MAS HAVIA UM PROBLEMA... O DIRETOR DA FLORESTA, SEU PORCO ROMROM, ERA MUITO AUTORITÁRIO!
A PROFESSORA E SEUS ALUNOS REALIZAVAM UM TRABALHO EXCELENTE!!!PROJETOS FANTÁSTICOS, HISTÓRIAS LINDAS QUE LEVAVAM A CRIANÇADA A UM MUNDO MÁGICO DE FANTASIA E ANIMAÇÃO!
MAS CERTO DIA, A PROFESSORA PRECISOU DA PERMISSÃO DO SENHOR PORCO ROMROM PARA REALIZAR UMA LINDA ATIVIDADE DE MAGIA, FANTASIA E MUITA EMOÇÃO. MAS COMO ERA DE SE ESPERAR ELE FOI CONTRA, INVENTOU OS MAIS INFUNDADOS ARGUMENTOS PARA QUE NADA DESSE CERTO.Som de discurso no fundo da narração
A PROFESSORA QUE NÃO DESISTIA JAMAIS ARGUMENTOU DE TODAS AS FORMAS:
-SENHOR PORCO ROMROM, EU PRECISO USAR A CLAREIRA QUE FICA PERTO DA TOCA DO COELHO!!!LÁ ESTÁ DESATIVADO HÁ MUITO TEMPO A FANTASIA E A EMOÇÃO, COMO NINGUEM USA ESTE AMBIENTE, EU E A PROFESSORA BORBOLETA RESOLVEMOS USAR ESSA CLAREIRA PARA TRANSFORMÁ-LA NO MAIS LINDO AMBIENTE EDUCATIVO . USAREMOS O ESPAÇO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS,TEATROS,ATIVIDADES RECREATIVAS E MUITO MAIS,POIS OS PEQUENOS ANIMAIS DA FLORESTA ANSEIAM POR ATIVIDADES ENVOLVENTES E PRÁTICAS QUE OS LEVEM AO MARAVILHOSO MUNDO DA FANTASIA!
-MAS A RESPOSTA, NÃO PODIA SER DIFERENTE.Som DE suspense...NÃAAAAAAAAAO!
NÃO TENDO ARGUMENTO, E SENDO ELE O DIRETOR, ESTAVA DECIDIDO.
- ANTES ERA PRA GUARDAR LIXO A CLAREIRA, MAS AGORA QUE SOU EU QUEM MANDO EU QUE DECIDO O QUE FAZER LÁ! E SE EU QUISER DEIXO E SE NÃO QUISER FICA PRA TARTARUGA REPOUSAR APÓS O ALMOÇO....
NÃO ENCONTRANDO OUTRO REMÉDIO,MAS MESMO ASSIM SEM PENSAR EM DESISTIR DO SEU SONHO,DONA CORUJA E DONA BORBOLETA,RESOLVERAM SE UNIR.E COMO DIZ O DITADO : A UNIÃO FAZ A FORÇA!
AS DUAS ARREGAÇARAM AS MANGAS E COMEÇARAM A TRABALHAR.
MESMO NO ESPAÇO PEQUENO,APERTADO QUE POSSUIAM ELAS SE EMPENHARAM TANTO QUE A CLAREIRA DO BOSQUE FOI SE TRANSFORMANDO A CADA DIA.E ESTIMULADOS PELO AMOR DAS DUAS PROFESSORAS SEUS AMADOS ALUNOS ADERIRAM A CAUSA E A CADA DIA OS RESULTADOS ERAM MAIS EMOCIONANTES!!
( Trecho da música “O Homem Falou” de Gonzaguinha na voz de Maria Rita ,enquanto os dedoches se movimentam como se estivessem fazendo a arrumação :
Pode chegar que a festa vai é começar agora
E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração, sua presença de irmão
Nós precisamos de você nesse cordão
Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa
Vamos limpar o salão, para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução
Da unidade, vai nascer a nova idade
Da unidade, vai nascer a novidade
O PASSARINHO BUSCAVA AS MAIS LINDAS FOLHAGENS E FLORES PARA A DECORAÇÃO,O SAPO UNIU TODOS OS SEUS AMIGUINHOS E CRIARAM UMA LINDA MÚSICA PARA ANIMAR O LOCAL,SEU COELHO MAIS SABIDÃO,RESOLVEU AJUDAR COM SEUS IRMÃOS,(E VOCÊ SABE QUE COELHO TEM SEMPRE MUITO IRMÃO) E ELES TROUXERAM PLUMAS DE ALGODÃO PARA ENFEITAR O CHÃO,SEU RATINHO ROEDOR ROEU TODOS OS CIPÓS A SUA VOLTA PARA CRIAR CESTOS PARA GUARDAR OS LIVROS DE HISTÓRIAS E DONA TARTARUGA COM SUA PACIÊNCIA FOI COM MUITA CALMA ORGANIZANDO O PEQUENO ESPAÇO NA CLAREIRA.
O SENHOR PORCO ROMROM, FICOU ATÉ ENVERGONHADO COM O SUCESSO DA UNIÃO DESSES AMIGOS,POIS ELE SEMPRE QUIS SER AMADO DESTA FORMA,MAS NUNCA CONSEGUIU,ENTÃO FICOU OLHANDO DE LONGE CHEIO DE INVEJA A FESTA DA CRIANÇADA.
MAS VOCES JÁ VIRAM CRIANÇA GUARDAR MÁGOAS?
CLARO QUE NÃO !
TODOS CORRERAM PARA DAR UM ABRAÇO NO Sr PORCO E CONVIDÁ-LO PARA A INAUGURAÇÃO.
ELE ENTÃO PERCEBEU QUE TINHA SIDO PERDOADO POR TODOS E TRATOU LOGO DE FAZER UM DISCURSO PARA DE INAUGURAÇÃO DA CLAREIRA.AFINAL ELE ERA O DIRETOR !!
DISCURSO TERMINADO, COMEÇOU A FESTA. SEU SAPO E SUA BANDA COMEÇARAM A CANTAR ESSA LINDA MÚSICA :
Brincar De Viver Guilherme Arantes
Composição : Jon Lucien / Guilherme Arantes
Quem me chamou? Quem vai querer Voltar pro ninho Redescobrir seu lugar...
Prá retornar E enfrentar o dia-a-dia Reaprender a sonhar...
Você verá que é mesmo assim Que a história não tem fim Continua sempre que você Responde "sim" A sua imaginação A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz "não"...
Você verá Que a emoção começa agora Agora é brincar de viver...
Não esquecer Ninguém é o centro do universo Assim é maior o prazer..
Você verá que é mesmo assim Que a história não tem fim Continua sempre que você Responde "sim" A sua imaginação A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz "não"...
E eu desejo amar A todos que eu cruzar Pelo meu caminho Como eu sou feliz Eu quero ver feliz Quem andar comigo...
Vem! Agora é brincar de viver! Agora é brincar de viver!...
Ah Ah Ah! Oh Oh Oh!
A ESCOLA DA BICHARADA.
Som de floresta e animais
NA FLORESTA AZUL, HAVIA UMA CLAREIRA ENORME... ERA ALI QUE SE REUNIAM A PROFESSORA, DONA CORUJA COM SEUS ALUNOS. MAS HAVIA UM PROBLEMA... O DIRETOR DA FLORESTA, SEU PORCO ROMROM, ERA MUITO AUTORITÁRIO!
A PROFESSORA E SEUS ALUNOS REALIZAVAM UM TRABALHO EXCELENTE!!!PROJETOS FANTÁSTICOS, HISTÓRIAS LINDAS QUE LEVAVAM A CRIANÇADA A UM MUNDO MÁGICO DE FANTASIA E ANIMAÇÃO!
MAS CERTO DIA, A PROFESSORA PRECISOU DA PERMISSÃO DO SENHOR PORCO ROMROM PARA REALIZAR UMA LINDA ATIVIDADE DE MAGIA, FANTASIA E MUITA EMOÇÃO. MAS COMO ERA DE SE ESPERAR ELE FOI CONTRA, INVENTOU OS MAIS INFUNDADOS ARGUMENTOS PARA QUE NADA DESSE CERTO.Som de discurso no fundo da narração
A PROFESSORA QUE NÃO DESISTIA JAMAIS ARGUMENTOU DE TODAS AS FORMAS:
-SENHOR PORCO ROMROM, EU PRECISO USAR A CLAREIRA QUE FICA PERTO DA TOCA DO COELHO!!!LÁ ESTÁ DESATIVADO HÁ MUITO TEMPO A FANTASIA E A EMOÇÃO, COMO NINGUEM USA ESTE AMBIENTE, EU E A PROFESSORA BORBOLETA RESOLVEMOS USAR ESSA CLAREIRA PARA TRANSFORMÁ-LA NO MAIS LINDO AMBIENTE EDUCATIVO . USAREMOS O ESPAÇO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS,TEATROS,ATIVIDADES RECREATIVAS E MUITO MAIS,POIS OS PEQUENOS ANIMAIS DA FLORESTA ANSEIAM POR ATIVIDADES ENVOLVENTES E PRÁTICAS QUE OS LEVEM AO MARAVILHOSO MUNDO DA FANTASIA!
-MAS A RESPOSTA, NÃO PODIA SER DIFERENTE.Som DE suspense...NÃAAAAAAAAAO!
NÃO TENDO ARGUMENTO, E SENDO ELE O DIRETOR, ESTAVA DECIDIDO.
- ANTES ERA PRA GUARDAR LIXO A CLAREIRA, MAS AGORA QUE SOU EU QUEM MANDO EU QUE DECIDO O QUE FAZER LÁ! E SE EU QUISER DEIXO E SE NÃO QUISER FICA PRA TARTARUGA REPOUSAR APÓS O ALMOÇO....
NÃO ENCONTRANDO OUTRO REMÉDIO,MAS MESMO ASSIM SEM PENSAR EM DESISTIR DO SEU SONHO,DONA CORUJA E DONA BORBOLETA,RESOLVERAM SE UNIR.E COMO DIZ O DITADO : A UNIÃO FAZ A FORÇA!
AS DUAS ARREGAÇARAM AS MANGAS E COMEÇARAM A TRABALHAR.
MESMO NO ESPAÇO PEQUENO,APERTADO QUE POSSUIAM ELAS SE EMPENHARAM TANTO QUE A CLAREIRA DO BOSQUE FOI SE TRANSFORMANDO A CADA DIA.E ESTIMULADOS PELO AMOR DAS DUAS PROFESSORAS SEUS AMADOS ALUNOS ADERIRAM A CAUSA E A CADA DIA OS RESULTADOS ERAM MAIS EMOCIONANTES!!
( Trecho da música “O Homem Falou” de Gonzaguinha na voz de Maria Rita ,enquanto os dedoches se movimentam como se estivessem fazendo a arrumação :
Pode chegar que a festa vai é começar agora
E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração, sua presença de irmão
Nós precisamos de você nesse cordão
Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa
Vamos limpar o salão, para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução
Da unidade, vai nascer a nova idade
Da unidade, vai nascer a novidade
O PASSARINHO BUSCAVA AS MAIS LINDAS FOLHAGENS E FLORES PARA A DECORAÇÃO,O SAPO UNIU TODOS OS SEUS AMIGUINHOS E CRIARAM UMA LINDA MÚSICA PARA ANIMAR O LOCAL,SEU COELHO MAIS SABIDÃO,RESOLVEU AJUDAR COM SEUS IRMÃOS,(E VOCÊ SABE QUE COELHO TEM SEMPRE MUITO IRMÃO) E ELES TROUXERAM PLUMAS DE ALGODÃO PARA ENFEITAR O CHÃO,SEU RATINHO ROEDOR ROEU TODOS OS CIPÓS A SUA VOLTA PARA CRIAR CESTOS PARA GUARDAR OS LIVROS DE HISTÓRIAS E DONA TARTARUGA COM SUA PACIÊNCIA FOI COM MUITA CALMA ORGANIZANDO O PEQUENO ESPAÇO NA CLAREIRA.
O SENHOR PORCO ROMROM, FICOU ATÉ ENVERGONHADO COM O SUCESSO DA UNIÃO DESSES AMIGOS,POIS ELE SEMPRE QUIS SER AMADO DESTA FORMA,MAS NUNCA CONSEGUIU,ENTÃO FICOU OLHANDO DE LONGE CHEIO DE INVEJA A FESTA DA CRIANÇADA.
MAS VOCES JÁ VIRAM CRIANÇA GUARDAR MÁGOAS?
CLARO QUE NÃO !
TODOS CORRERAM PARA DAR UM ABRAÇO NO Sr PORCO E CONVIDÁ-LO PARA A INAUGURAÇÃO.
ELE ENTÃO PERCEBEU QUE TINHA SIDO PERDOADO POR TODOS E TRATOU LOGO DE FAZER UM DISCURSO PARA DE INAUGURAÇÃO DA CLAREIRA.AFINAL ELE ERA O DIRETOR !!
DISCURSO TERMINADO, COMEÇOU A FESTA. SEU SAPO E SUA BANDA COMEÇARAM A CANTAR ESSA LINDA MÚSICA :
Brincar De Viver Guilherme Arantes
Composição : Jon Lucien / Guilherme Arantes
Quem me chamou? Quem vai querer Voltar pro ninho Redescobrir seu lugar...
Prá retornar E enfrentar o dia-a-dia Reaprender a sonhar...
Você verá que é mesmo assim Que a história não tem fim Continua sempre que você Responde "sim" A sua imaginação A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz "não"...
Você verá Que a emoção começa agora Agora é brincar de viver...
Não esquecer Ninguém é o centro do universo Assim é maior o prazer..
Você verá que é mesmo assim Que a história não tem fim Continua sempre que você Responde "sim" A sua imaginação A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz "não"...
E eu desejo amar A todos que eu cruzar Pelo meu caminho Como eu sou feliz Eu quero ver feliz Quem andar comigo...
Vem! Agora é brincar de viver! Agora é brincar de viver!...
Ah Ah Ah! Oh Oh Oh!
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